domingo, 11 de março de 2012

Dicionário de Ballet

O livro Dicionário de Ballet escrito por Madeleine Rosay foi lançado em 1965. O meu exemplar é da 5ª edição, de 1980, da Editora Nórdica. Comprei em 2010, usado, pela Estante Virtual, depois de procurá-lo muito em livrarias e sebos físicos e virtuais. Nas suas 167 páginas apresenta a nomenclatura dos passos do ballet, traduzindo do francês sempre que possível, e também palavras importantes para a uma aula, como os números e partes do corpo em francês.


Mas não é apenas um dicionário, pra lembrar que Assemblé significa juntos ou reunidos. A autora fala dos 18 tipos de assemblé, explicando sobre a execução correta de cada um. É livro pra consultar sempre e se divertir.

  

 
NA ORELHA DO LIVRO:

"Madeleine Rosay foi a nossa primeira bailarina formada no Teatro Municipal do Rio de Janeiro. Foi a primeira também a introduzir a dança popular brasileira nos Cassinos da Urca, Quitandinha e outros. Vem-se dedicando ao ensino do ballet clássico e dirigiu por sete anos a Escola de Danças Clássicas do Municipal, além de produzir constantemente coreografias em vários Estados do Brasil. Trabalhou na TV e no cinema, em filmes como Bonequinha de Seda, com Gilda de Abreu. Foi diretora do Clube Israelita Brasileiro e mantém uma coluna mensal no Jornal Israelita. Chefiou duas excursões de professores e alunos ao Congresso Mundial de Ballet, em Moscou. Em 1981, foi assessora de Ballet da FUNARJ, sob direção de Dalal Aschar. Desde 1979 idealizou o Dia da Dança, dando oportunidade para que as academias de dança se encontrassem. Em 1982 realizou o 1º Encontro de Grupos de Dança, no Maracanãzinho, em homenagem ao Ano Internacional do Idoso."

Tem mais sobre a autora em http://wikidanca.net/wiki/index.php/Madeleine_Rosay

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.