quinta-feira, 2 de junho de 2011

As Vestais

Na Roma Antiga, as discípulas da deusa Vesta tinham a grande responsabilidade de manter aceso o fogo sagrado, dentro do templo, no monte Palatino.


A deusa Vesta, virgem, protegia os lares e as famílias. No templo, o fogo eterno significava que a cidade de Roma estava protegida e não seria atacada.


Ser uma das vestais era uma honra, e estas mulheres tinham um papel de destaque na sociedade, além de não pertencer a nenhum homem. As meninas tinham que ser de origem nobre, eram treinadas por sacerdotes e se tornavam vestais geralmente aos 7 anos, fazendo juramentos, entre eles o da castidade. Deveriam cumpri-los por 30 anos, caso contrário, os castigos eram ser enterrada viva ou atirada do penhasco. Após o período de serviços, a vestal poderia se casar ou se aposentar.


Durante minha pesquisa encontrei este texto, muito bom, sobre as vestais:

E amanhã nossas Vestais estréiam!


Em duas semanas montamos e ensaiamos uma coreografia de 6 minutos, especialmente para a abertura dos desfiles da Expobento. Neste ano, o tema é Roma Antiga.


A passarela ficou bonita e boa para dançar. Os arcos romanos fazem molduras pras bailarinas, e a coreografia acontece tranquilamente entre as colunas (quadradas?). No fundo tem a pintura do fogo de Vesta, que fiz ontem em 2h e meia... não ficou tão bom, mas, resolve, porque a estréia é amanhã!


As bailarinas são Amanda Righes, Daiana Cusin, Fernanda Rodrigues, Greice Maiga, Renata Zanchettin e Suelen Maia. A coreografia é minha. A música é da trilha sonora do filme Tróia, editada pela Patrícia Larentis.

Agradecemos a Betha Ruaro pelo convite e pela oportunidade de trabalharmos juntas novamente.


*     *     *


Os desfiles na Città Della Moda acontecerão nos dias e horários:

03/06 sexta - 20h
04/06 sábado - 17h e 20h
05/06 domingo - 15h e 17h
09/06 quinta - 20h
10/06 sexta - 20h
11/06 sábado - 17h e 20h
12/06 domingo - 17h (?)


Então na próxima semana teremos muitas fotos!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.